quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vereadores: Cesan não está cumprindo com suas obrigações em Cachoeirinha do Itaúnas

Vereadores: Cesan não está cumprindo com suas obrigações em Cachoeirinha do Itaúnas

quarta-feira, agosto 19, 2009, 22:21
Categoria: Barra de São Francisco, Destaques, Geral, Meio Ambiente, Vídeos Comentários: - Autor:neVes

sitebarra-carlim-da-dengue-juvenal-calixto-e-dr-aloysio-cesan-deve-construir-estacao-de-tratamento-em-cachoeirinha-de-itauns-em-barra-de-sao-francisco

O prefeito de Barra de São Francisco, Waldeles Cavalcante, enviou para Câmara Municipal um projeto de lei para aquisição de uma área de terras, no distrito de Cachoeirinha do Itaúnas para a construção da Sistema de Esgotamento Sanitário daquele distrito.

O Vereador Carlos Rubes, popular Carlim da dengue, disse que com esse projeto, espera que a CESAN cumpra pelo menos uma das obrigações dela, que é fazer a Estação de Tratamento de Esgoto no distrito. Carlim da dengue diz que é uma vergonha o que a Cesan faz com o distrito de Cachoeirinha do Itaúnas, onde, segundo o vereador, todos o esgoto é jogado no rio Itaúnas, que abastece Barra de São Francisco, que a Cesan só cobra do usuário e não cumpre suas obrigações, Carlim compara a Cesan a um sangue-suga (chame-chuga como se diz no interior), “a Cesan “chupa o sangue” dos usuários”, disse Carlim da dengue.

O Vereador Juvenal Calixto concordou com o vereador Carlim da dengue e disse que o problema é antigo, desde o mandato anterior que já enfrentavam o problema com a Cesan. “Tudo que se cobra nós estamos lá, prontos a pagar, mas eles tem uma contrapartida conosco, das quais não têm cumprido ” finalizou Juvenal.

Dr. Aloysio Alves, vice-presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco disse que Carlim da dengue falou muito bem, a Cesan não cumpriu o seu papel.

Nossa equipe esteve em Cachoeirinha do Itaúnas pra verificar a situação, encontramos um cano, que segundo moradores é da Cesan, com um enorme buraco e todo o esgoto caindo direto no rio Itaúnas. (Veja vídeo e fotos abaixo)

A Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan informou que o distrito de Cachoeirinha de Itaúnas conta com sistema de abastecimento de água implantado em 1994 pela Cesan, dentro do Programa Pró-Rural. O Pró-Rural é um programa de saneamento para áreas rurais, onde a Cesan implanta o sistema e treina profissionais da própria comunidade que, em parceria com a municipalidade, fica responsável pela manutenção e operação do sistema, inclusive pela eventual cobrança de tarifa para cobrir estes custos.

Atualmente a Cesan está finalizando a obra de melhorias no sistema de abastecimento de água existente. A empresa também trabalha para que a gestão seja feita pela comunidade de forma eficiente, realizando reuniões sócio-educativas com os moradores, com o objetivo de evitar que o sistema seja depredado novamente.

Em relação ao esgotamento sanitário, a rede coletora e as ligações de esgoto existentes foram realizadas pela prefeitura. No entanto, o sistema ficou inacabado e o esgoto coletado é lançado sem tratamento no meio ambiente. A Cesan havia elaborado um projeto para conclusão do sistema de esgotamento sanitário de Cachoeirinha de Itaúnas, que seria implantado junto com as obras para melhoria do sistema de abastecimento de água. Porém, a comunidade não aceitou o local previsto no projeto para implantação da ETE. A Cesan indicou duas áreas prováveis para a construção da estação, mas o terreno deveria ser liberado pela prefeitura, o que ainda não ocorreu.

Publicado por: neVes
Contato: sitebarra@sitebarra.com.br
Saiba mais sobre neVes
Veja tudo o que foi publicado por neVes

Fonte: Portal de Notícias de Barra de São Francisco www.sitebarra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário